Serviços

Ensino de Língua Brasileira de Sinais - Libras

O objetivo da oferta de ensino de Libras em nossa instituição, é o de difundir e ampliar o número de pessoas em se comunicar e interagir com a comunidade. Procura-se proporcionar o contato com a LIBRAS, entre professores, alunos, colegas e comunidade em geral, afim de proporcionar um ambiente de linguagem compartilhada, o qual contribui no processo de ensino-aprendizagem de todos.

Fisioterapia

A Fisioterapia é a ciência que tem por objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, tanto nas alterações patológicas quanto nas repercussões psíquicas e orgânicas. Seu objetivo é preservar, manter (forma preventiva), desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou função.

Cabe ao Fisioterapeuta avaliar, estabelecer o diagnóstico fisioterapêutico, definir as intervenções e realizar as reavaliações necessárias.

O profissional pode atuar em todos os níveis de atenção à saúde, em equipes multidisciplinares, contribuindo para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida.

São atribuições do Fisioterapeuta:

–  Participar de avaliações, reavaliações, estudos de caso, em parceria com as equipes e profissionais do CAEE;

– Prestar atendimento, individual ou em grupo, aos educandos, de acordo com as necessidades e possibilidades;

– Fornecer orientações aos profissionais da Escola de ensino regular e à família, sempre que se fizer necessário, sobre as condições físicas e posturais do educando, e as respectivas adaptações necessárias, para o bem-estar, desenvolvimento e qualidade de vida do aluno;

– Encaminhar (quando necessário) os alunos para os órgãos e serviços competentes.

Fonoaudiologia

Fonoaudiologia é a ciência que estuda, trata e aperfeiçoa a comunicação humana – fala, linguagem oral e escrita, audição, voz e motricidade orofacial.

O Fonoaudiólogo é um profissional da saúde, que trabalha nos setores público e privado. Pode atuar sozinho ou em conjunto com outros profissionais em clínicas, Consultórios, Creches e Berçários, Meios de Comunicação, Empresas, Associações, ONGs, Instituições de Ensino Superior, Escolas Regulares e Especiais, Hospitais e Maternidades, Unidades Básicas de Saúde, Home Care, Asilos e Casas de Saúde.

É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiólogos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e do sistema miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. Exerce, também, atividades de ensino e pesquisa.

A avaliação do paciente é realizada por meio de exame clínico e/ou pela observação de comportamentos relacionados à linguagem oral e escrita, fluência e articulação da fala, voz, função auditiva periférica e central, função vestibular, sistema miofuncional orofacial e cervical, deglutição e seus transtornos. O exame clínico compreende, na realização de provas, testes, exames específicos, análises e pesquisas, assim como a descrição de parâmetros e comportamentos, objeto da avaliação fonoaudiológica.

Cabe ao fonoaudiólogo, analisar e interpretar os dados provenientes dos procedimentos de avaliação por ele realizados. Quando necessário, solicita e analisa provas, testes, pareceres e exames complementares, a fim de estabelecer critérios de elegibilidade de ações fonoaudiológicas.

Preparação para Surdos visando a realização da Carteira Nacional de Habilitação – CNH

Visamos, com a preparação dos Surdos, através do Educando para o trânsito, ofertar informações e prepara-los para a aprovação da Carteira nacional de trânsito, afim de ensina-los de maneira a qual irão entender, pois a maioria das informações sobre leis e cuidados para o trânsito são transmitidas através da comunicação falada ou impressa, dificultando a comunidade surda.

Psicologia

A Psicologia é uma ciência que surgiu como um conjunto de pensamentos, que tinham o humano como sua preocupação central. Algumas descobertas permitiram conhecimentos sobre a forma como vemos ou incorporamos em nossa consciência o mundo físico que nos rodeia.

A definição de um objeto para a Psicologia não é tão simples, pois envolve a conceituação do que seja o humano e de como ele se constitui. Por isso, definições bem distintas foram se traçando ao longo do caminho: para alguns, o objeto da Psicologia é o inconsciente; para outros, é a consciência. Assim, passam a existir muitas psicologias, com diferentes visões de qual é o objeto, tratando a subjetividade como objeto da Psicologia.

A matéria-prima para a Psicologia é o humano em todas as suas expressões: as visíveis (o comportamento) e as invisíveis (os sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas (porque somos todos assim), ser humano/corpo, ser humano/pensamento, ser humano/afeto, ser humano/ação. A subjetividade é uma síntese singular e individual de cada um, que vai se constituindo em nossa trajetória de vida, que nos identifica por ser única, e nos iguala por acontecer em um cenário comum: a sociedade.

O profissional da Psicologia pode atuar em áreas bem distintas, prezando sempre pela qualidade de vida, bem-estar, saúde mental e a busca constante da felicidade e de uma vida mais leve para todos. Ele atua no processo de avaliação de forma interdisciplinar, fornecendo subsídios básicos para organização dos atendimentos, orientando os educandos, as famílias e os educadores, contribuindo para o equilíbrio e o ajustamento nas relações educando-educador, família e comunidade.
Além disso, cabe a ele:
– Participar de estudos, decisões e ações com as equipes e profissionais do CAEE, colaborando em questões específicas de seu campo de formação e conhecimento, contribuindo para o progresso do educando e enriquecimento da prática pedagógica desenvolvida;
– Assessorar a ação docente
para subsidiar a elaboração de planos e atividades;
– Avaliar e atender, sempre que necessário, individualmente ou em grupos, os educandos, encaminhando-os aos serviços adequados;
– Orientar as famílias visando a otimização do processo educativo.

Psicomotricidade Relacional

A Psicomotricidade atua na estimulação das bases sensoriais e na ludicidade, trazendo leveza e despertando o desejo pelo movimento. Ela conduz o sujeito, que é formado pelos seus sentidos, rumo a um processo de desenvolvimento harmônico.

Com a Psicomotricidade, a criança desenvolve a capacidade de organizar inputs sensoriais, de selecionar, adquirir, classificar e integrar as informações, por meio da experiência com sensações. Por isso, ela precisa de atividades que envolvam todo esse conjunto (motricidade fina, global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal).

A intervenção psicomotora em um ambiente com recursos sensoriais, que acolham o paciente em suas demandas, pode auxiliá-lo na autorregulação, melhorando o nível de alerta necessário para uma melhor aprendizagem e desenvolvimento, pois atua sobre os fatores psicoafetivos relacionais adquiridos na infância. Esses fatores estão diretamente vinculados a dificuldades de adaptação no cotidiano e no convívio social.
Quando, na escola, a criança apresenta condutas de agressividade, inibição, hipercinesia, muita agitação, dependência, falta de limites, TOC, medos, TDA/H (hiperatividade), frustrações, autoestima baixa, entre outros, tais fatores podem comprometer seu aprendizado.
A Psicomotricidade Relacional vai, então, gerar estímulos para o ajuste positivo daqueles distúrbios comportamentais, sociais e cognitivos, incentivando o aprendizado, despertando o desejo de aprender, melhorando a produtividade da criança, estimulando a superação dos medos, prevenindo dificuldades de expressão motora, verbal ou gráfica, estimulando a criatividade, a atenção, a concentração, a memória, elevando a autoestima, a aceitação de limites e de frustrações, resultando em mais desejo de aprender, pela constante exploração de suas potencialidades. Na Psicomotricidade são valorizados os aspectos positivos de sua personalidade, necessários à superação de suas dificuldades, construindo, assim, o caminho rumo à sua autonomia.

Pedagogia e Psicopedagogia

Os atendimentos pedagógicos e psicopedagógicos tem como objetivo acompanhar o processo educativo e o desempenho dos educandos, proporcionando atividades adequadas conforme as suas necessidades também identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos que desafiam os alunos e possibilitam a participação nas classes regulares de ensino, procura elaborar e executar um plano de atendimento educacional especializado avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade procurando obter articulações entre os professores da rede regular de ensino.

Terapia Ocupacional

O serviço de Terapia Ocupacional tem por finalidade prevenir, orientar e encaminhar ações para suprir as necessidades dos pacientes, e proporcionar funcionalidade e independência no ambiente escolar, familiar, social, de lazer e outros espaços de vivência dele.

Cabe ao Terapeuta Ocupacional:

– Participar do processo individual de avaliações, reavaliações, estudos de caso, em parceria com as equipes e profissionais do CAEE, acompanhando a evolução do aluno;

– Prestar atendimento individual ou em grupo, aos educandos de acordo com as necessidades e possibilidades;
– Fornecer orientações aos profissionais da escola regular e família, sobre as condições físicas e posturais do educando e as respectivas adaptações necessárias;
– Encaminhar os alunos para os órgãos e serviços competentes;
– Manter sigilo e ética profissional em relação aos assuntos peculiares do CAEE e educandos;
– Orientar as adaptações, que se fizerem necessárias no AEE, na escola regular e no convívio com a família, visando o bem-estar, desenvolvimento e qualidade de vida dos alunos.

Educador Físico

Os atendimentos com um educador físico têm como principal objetivo aprimorar a saúde física, incentivar a adoção de hábitos saudáveis e desenvolver habilidades físicas e sociais. Por meio dessas sessões, os participantes são estimulados a desenvolver habilidades fundamentais que não apenas beneficiam sua saúde, mas também repertório de competências.

O educador físico desempenha um papel crucial na educação, promovendo a inclusão, adaptando atividades, desenvolvendo habilidades motoras, promovendo saúde e bem-estar, elevando a autoestima e o trabalho em equipe.

Cabe ao educador físico:

-Participar de avaliações e estudos de caso, em parceria com as equipes e profissionais do CAEE;

– Prestar atendimento, individual ou em grupo, aos educandos, de acordo com as necessidades e possibilidades;

– Fornecer orientações aos profissionais da Escola de ensino regular e à família, sempre que se fizer necessário, sobre as condições físicas e posturais do educando, e as respectivas adaptações necessárias, para o bem-estar, desenvolvimento e qualidade de vida do aluno;