Snoezelen é um ambiente multissensorial que permite estimular os sentidos clássicos como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, assim como o sentido propriocetivo (noção do corpo e da posição em que se encontra) e o vestibular (relacionado com o equilíbrio). As técnicas de Snoezelen possibilitam a estimulação sensorial de crianças e adultos com dificuldades, deficiências ou outras limitações.

O que significa Snoezelen
A terapia snoezelen surgiu nos anos 70 através de dois terapeutas holandeses – Jan Hulsegge e Ad Verheul – enquanto estes trabalhavam no instituto de Hartenberg, centro para pessoas com incapacidades intelectuais. Estes terapeutas construíram uma tenda multissensorial com efeitos simples como uma ventoinha a soprar tiras de papel, tinta misturada com água projectada num ecrã, instrumentos musicais, objetos táteis, objetos perfumados, sabões e comida com sabores fortes.

Com o conceito também surgiu a palavra snoezelen, que provém do holandês Snuffelen (procurar ou explorar) e Doezelen (relaxar).

Quando surgiu destinava-se unicamente a pessoas com deficiências profundas, para que pudessem ocupar de forma estimulante os seus tempos livres. No entanto, com o passar do tempo sofreu modificações, o que permite reconhecer a sua validade em todas as áreas de intervenção e de trabalho social, a nível de dificuldades de aprendizagem, necessidades educativas especiais, no autismo, síndrome de down, síndrome de asperger, no tratamento de idosos com Alzheimer, pessoas com doença mental ou simplesmente como “anti-stress”.

Adaptado: EducaMais