A inauguração pode ser vista na íntegra no facebook da APASPI, pelo link https://fb.watch/v/1aLPImH2r/

Devido ao momento pandêmico em que estamos vivendo, a inauguração da Sala Snoezelen precisou acontecer de maneira reduzida, somente com a presença de alguns profissionais, Surdos, direção e a família do sócio fundador Felipe Casagrande o qual foi homenageado com seu nome na Sala Snoezelen. A diretora Marilde T. De Santi Marchetti, cumprimentou a todos e destacou os motivos deste momento estar acontecendo:

“Estamos aqui por dois motivos especiais. O primeiro dói, dá saudades, arranca sorrisos pelas lembranças, mas também lágrimas, é um ano de falecimento do nosso amigo, companheiro, foi sócio fundador da Apaspi: Felipe. Mas, ele é tão especial e está tão presente em nós que aqui estamos, para o segundo motivo especial, que é a inauguração da sala Snoezelen, um espaço que o Felipe ajudou a construir e que gostava muito. Gostava tanto que uns “dias antes da sua partida trouxe a família para conhecer o espaço terapêutico Snoezelen que tanto sonhava.”

No sétimo dia de falecimento os surdos plantaram uma cerejeira, essa árvore se modifica nas diferentes estações. Em cada uma apresenta uma beleza diferente e ela é tão diferente que está florescendo agora, no inverno. Suas flores duram um curto período, mas o suficiente para serem admiradas, contempladas. Os samurais, os guerreiros japoneses, eram grandes apreciadores da flor de cerejeira. Desde aqueles tempos passou estar associada a efemeridade da existência humana e ao lema: Viver o presente, sem medo. Assim como essas flores é que pensamos no Felipe, o seu pouco tempo conosco, nos marcou profundamente. E isso nos lembra que precisamos aproveitar os momentos com quem amamos, aprendemos e evoluímos. A pessoa de valor nunca morre, seu exemplo e suas obras atestam a sua imortalidade.

“Por isso, nada mais justo que dar o nome desse espaço terapêutico do nosso amigo, companheiro FELIPE CASAGRANDE que vai continuar ajudando outras pessoas, marcando suas vidas, como o Felipe marcou a nossa.”